terça-feira, 3 de março de 2009

110 - Música, tapas e artes plásticas


As madrugadas são de copos e de música. As tapas seduzem à hora de jantar. As artes plásticas fazem companhia durante toda a jornada. A diversidade é a marca genética do novo 110, espaço onde também se pode tomar um pequeno-almoço buffet ou almoçar uma refeição económica. Aberto diariamente, excepto nos domingos que sucedem a uma noite de sábado mais prolongada, o 110 é uma opção para um serão de conversa e diversão. Durante a semana, o ritmo é pausado, mas ao fim-de-semana torna-se mais agitado. A música marca presença constante, apostando-se em sons alternativos que vão intercalando com o jazz e a bossa nova que acompanham os jantares de tapas. Os dj sets e as festas temáticas – atenção às festas dos anos 80, pelo menos uma vez por mês! – têm presença garantida. No futuro, a casa pretende abrir portas aos concertos. Instalado perto da Miguel Bombarda, a chamada «rua das galerias», o 110 vai integrar-se no movimento daquela artéria. Até final de Fevereiro poderá apreciar-se uma exposição de pintura e instalação de João Aires. Em Março, haverá nova exposição, aquando da inauguração simultânea nas galerias de Miguel Bombarda.
Rua do Rosário, 110 Porto

Publicado na Visão em 29 de Janeiro de 2009

Super Bock Club B-Flat - Com vista sobre as águas


A linguagem técnica traduz b-flat por si bemol, afinação comum a alguns instrumentos de sopro. Na linguagem da diversão, B-Flat significa «o clube de jazz do Grande Porto». Em comum, as duas linguagens têm o ar. Num caso, o sopro que produz som. No outro, a lufada refrescante que o novo Super Bock Club B-Flat pretende trazer para a noite da região. Ao fim de uma dúzia de anos e na sua terceira morada, o B-Flat continua a inovar. Agora instalado na doca de Leixões, em Leça da Palmeira, cresce para lá da sua vocação inicial. De quarta a sábado há concertos, a imagem de marca da casa. Mas o espaço, com decoração moderna e vista sobre as águas, a partir de Fevereiro estará aberto de segunda a sábado, oferecendo outros motivos para uma visita. O bar é agora também galeria de arte e restaurante, onde se servem almoços e jantares. Como um artista que improvisa em palco, os clientes do B-Flat poderão deixar-se levar pela vontade do momento. Além da música, as opções passam por ver uma exposição ou por tomar uma refeição. E quem disse que não se poderá fazer tudo isto? Afinal, uma banda jazz tem vários solistas.
Estação Passageiros Porto de Leixões, Av. Dr. Antunes Guimarães, Doca 1 Norte, Leça da Palmeira

Publicado na Visão em 22 de Janeiro de 2009

Café au Lait - Mistura saborosa


Da mesma forma que um portuguesíssimo galão concentra as propriedades alimentares do leite e estimulantes do café, também o Café au Lait, instalado na Rua Galeria de Paris, Porto, alia os dias de um café da baixa com as madrugadas mexidas de um bar com personalidade, sediado na artéria mais em voga da noite da Invicta. Nas tardes frias deste Inverno, é irrecusável o convite para escolher um chá ou, por que não, um... café com leite, e deixar-se estar a ler ou a navegar na Internet. Se o apetite der de si, pode sempre optar entre uma salada ou uma tosta mista. Quando a noite cai, é tempo para acordar da letargia invernosa e deixar-se levar pela cadência musical. De quarta a sábado, os pratos rodam nas mãos dos dj convidados, povoando o espaço com os sons da música negra, que ali dita leis, do funk ao hip hop, da soul ao r’n’b. Seguindo o espírito que preside à «movida» da zona dos Clérigos, as portas estão abertas e permitem que se entre e saia sem consumo obrigatório, estimulando o clima festivo, que pode ser regado com um whisky, dos muitos que compõem a carta que é um dos motivos de orgulho de Pedro Araújo, o proprietário do Café au Lait.
R. Galeria de Paris, 46, Porto

Publicado na Visão em 8 de Janeiro de 2009

Hit Club - Três pistas


Tal como o criminoso, que volta sempre ao local do crime, também o Hit Club regressou ao edifício Enseada, junto à praia da Póvoa de Varzim, com o objectivo de matar... o tédio. Depois de uns meses de ausência, a discoteca poveira reabriu com novo ânimo e a adesão popular foi grande logo na inauguração, dia 7 de Dezembro. De então para cá tem vindo a ser cumprido o plano de intenções para uma noite animada e diferenciada, capaz de satisfazer gregos e troianos. As festas temáticas de produção visual mais cuidada alternam com as actuações de dj’s consagrados, estando a diversão multiplicada por três pistas. No centro das atenções encontra-se a área house, em cuja cabina são esperados nomes consagrados da electrónica nacional e internacional. Quem preferir os ritmos latinos e pop/rock também tem um espaço próprio para dançar, o mesmo sucedendo a quem opta pelo som disco, soul e funk. E a praia é mesmo ali ao lado, prometendo deliciosas noites com aroma a maresia para daqui a uns meses, quando a temperatura for mais amena.
Largo do Passeio Alegre, Ed. Enseada, Póvoa de Varzim

Publicado na Visão em 1 de Janeiro de 2009